Marvel é acusada de exigir crunch entre artistas de efeitos visuais

Trabalhar na Marvel me fez deixar a indústria de efeitos especiais, diz ex-funcionário.
By CAJR
11/07/2022

O ex-técnico de efeitos especiais da Sony Pictures Imageworks, afirmou que a Marvel promove péssimas condições de trabalho para trabalhadores do setor de efeitos especiais. As empresas atuam em parceria em algumas das produções da Marvel Studios. 

Em seu Twitter pessoal, Dhruv Govil compartilhou um artigo do site The Gamer, que contém denúncias de teor semelhante, e falou sobre a sua experiência trabalhando com a empresa.

"Trabalhar nos shows da Marvel foi o que me fez deixar a indústria de efeitos visuais. Eles são um cliente horrível, e eu vi muitos colegas terem problemas psicológicos depois de trabalharem demais, enquanto a Marvel tenta economizar dinheiro", escreveu.

"Esse têm sido o caso desde os primeiros dias do MCU, [o Universo Cinematográfico da Marvel]", completou Govil. "A questão é que a Marvel é muito grande e pode exigir o que quiser. É uma relação tóxica"

O artigo citado pelo ex-funcionário revela denúncias em anônimo contra a empresa. Conforme as alegações, a Marvel teria imposto condições abusivas de trabalho, com baixos salários e prazos de entrega impossíveis de serem realizados.

Vale ressaltar que Govil fez parte das equipes de filmes como Homem-Aranha: De Volta ao Lar e Guardiões da Galáxia.

Crunch

Os relatos relacionados à prática de crunch são, infelizmente, mais comuns nos games, sobretudo nas superproduções. O terno, que em tradução livre quer dizer triturar, se popularizou na indústria dos games como horas extras obrigatórias durante o desenvolvimento de um jogo. Crunch é comum na indústria e pode levar a semanas de trabalho de 65 a 80 horas por longos períodos, muitas vezes sem remuneração extra.

O Crunch acontece para os games não percam as datas de previsão de lançamento, e eles geralmente acontecem com mais rigidez após os 50% de conclusão do projeto. Já no cinema, devido ao novo modelo de mercado adotado pela Marvel Studios nos últimos, com pelo menos três filmes de grande orçamento com a exigência muitos efeitos especiais, se tornou insustentável desde a chegada das séries da Disney+. Os prazos estão cada vez mais curtos entre um novo lançamento e outro.

Para você ficar por dentro sobre tudo do mundo nerd e geek, sigo o A Era Nerd no Twitter Instagram!


Mais sobre:




CAJR - Carlos Alberto Jr

Resultado de uma experiência alquímica que envolvia gibis, discos e um projetor de filmes valvulado. Jornalista do Norte que invadiu o Sudeste para fazer e escrever filmes.
  • Animes:Cowboy Bepop, Afro Samurai e Yu Yu Hakusho
  • Filmes: 2001 – Uma Odisseia no Espaço, Stalker, Filhos da Esperança, Frank e Quase Famosos
  • Ouve: Os Mutantes, Rush, Sonic Youth, Kendrick Lamar, Arcade Fire e Gorillaz
  • Lê: Philip K. Dick, Octavia E. Butler, Ursula K. Le Guin e Tolkien
  • HQ: Superman como um todo, assim como as obras de Grant Morrison e da verdadeira mente criativa por quase tudo na Marvel: Jack Kirby