Monty Norman, compositor da clássica música-tema de James Bond, morre aos 94 anos

Britânico somou centenas de créditos pela utilização da trilha criada para "007 Contra o Satânico Dr. No", de 1962.
By CAJR
12/07/2022

O compositor britânico Monty Norman, autor da música-tema dos filmes de James Bond, morreu na segunda-feira (11) aos 94 anos, diz uma nota publicada em seu site oficial.

"É com grande tristeza que compartilhamos a notícia do falecimento de Monty Norman em 11 de julho de 2022, após uma breve doença", afirma o comunicado. A doença, no entanto, não foi especificada.

Norman foi contratado para compor a trilha sonora do primeiro filme do agente secreto, 007 contra o Satânico Dr. No, em 1962. Uma das composições mais emblemáticas da história cinema, a obra é derivada de outro trabalho do músico, uma adaptação musical do livro Uma Casa para o Sr. Biswas. Norman mudou os acordes de uma cítara para uma guitarra elétrica na trilha do filme, que acabou sendo utilizada em todos os 25 longas da franquia.

Foram cerca de £ 500 mil em royalties, só até 1999. Em paralelo, ele trabalhou na composição de diversos musicais, além de ter tocado com Cyril Stapleton, Stanley Black, Ted Heath, e Nat Temple como membro de big bands.

O músico britânico, nascido em Londres e filho de imigrantes da Letônia, também trabalhou na trilha sonora de outros filmes, como O Monstro de Duas Caras, O Dia em Que a Terra Se Incendiou, Call Me Bwana e a minissérie de TV Dickens of London.

Para você ficar por dentro sobre tudo do mundo nerd e geek, sigo o A Era Nerd no Twitter Instagram!


Mais sobre:




CAJR - Carlos Alberto Jr

Resultado de uma experiência alquímica que envolvia gibis, discos e um projetor de filmes valvulado. Jornalista do Norte que invadiu o Sudeste para fazer e escrever filmes.
  • Animes:Cowboy Bepop, Afro Samurai e Yu Yu Hakusho
  • Filmes: 2001 – Uma Odisseia no Espaço, Stalker, Filhos da Esperança, Frank e Quase Famosos
  • Ouve: Os Mutantes, Rush, Sonic Youth, Kendrick Lamar, Arcade Fire e Gorillaz
  • Lê: Philip K. Dick, Octavia E. Butler, Ursula K. Le Guin e Tolkien
  • HQ: Superman como um todo, assim como as obras de Grant Morrison e da verdadeira mente criativa por quase tudo na Marvel: Jack Kirby