Morre o ator de Pantera Negra

Chadwick Boseman que intepretou Rei T'Challa, morre de câncer aos 43
By BRDS
29/08/2020

O ator morreu em sua casa na área de Los Angeles com sua esposa e família ao seu lado, disse seu porta-voz.

Chadwick Boseman, o jovem ator elétrico que projetou tanta vitalidade como a estrela de filmes como  Pantera Negra ,  Get on Up  e  42 , morreu na sexta-feira. Ele tinha 43 anos.

Boseman morreu em sua casa na área de Los Angeles com sua esposa, Taylor Simone Ledward, e família ao seu lado, disse sua assessora de imprensa, Nicki Fioravante, à Associated Press.

Boseman foi diagnosticado com câncer de cólon há quatro anos, revelou sua família em um comunicado. Ele nunca havia falado publicamente sobre seu diagnóstico.

“Um verdadeiro lutador, Chadwick perseverou em tudo e trouxe a você muitos dos filmes que você amava tanto”, disse sua família em um comunicado. “De Marshall a Da 5 Bloods , Black Bottom de Ma Rainey de August Wilson e vários outros - todos foram filmados durante e entre inúmeras cirurgias e quimioterapia. Foi a honra de sua carreira dar vida ao Rei T'Challa no Pantera Negra . ”

Sua morte ocorre em meio a um ajuste de contas nacional com injustiça racial e no Jackie Robinson Day da Liga Principal de Beisebol, no qual cada jogador nas grandes ligas usa o uniforme número do Brooklyn Dodger um dia a cada temporada. Ele interpretou Robinson no drama dirigido por Brian Helgeland, 42 .

 VER

Relembrando Chadwick Boseman | THR News

REPRODUZIR VÍDEO

Em tão pouco tempo, Boseman provou ser assustadoramente hábil em capturar a essência dos grandes americanos, seja Robinson; o ícone do soul James Brown em Get On Up (2014); ou o juiz da Suprema Corte Thurgood Marshall em Marshall (2017), dirigido por Reginald Hudlin.

Mais recentemente, Boseman deu uma guinada no último longa-metragem de Spike Lee, o lançamento de junho Da 5 Bloods , como “Stormin '” Norman Earl Holloway, um lutador pela liberdade dos EUA na Guerra do Vietnã. O personagem é retratado como um fantasma e visto em flashbacks.

O nativo da Carolina do Sul teve seu maior impacto cultural ao se tornar o Pantera Negra / T'Challa, o orgulhoso rei e protetor da fictícia nação africana de Wakanda.

Em 2016, Boseman apareceu pela primeira vez como Pantera Negra em Capitão América: Guerra Civil , e ele passou a estrelar seu próprio filme dois anos depois. O filme da Disney, dirigido por Ryan Coogler, o primeiro diretor negro da Marvel Studios, tornou-se um marco cultural com seu elenco liderado por negros.

Em seguida, arrecadou espantosos US $ 1,34 bilhão em todo o mundo, ficando em 14º lugar na lista dos filmes de maior bilheteria em todo o mundo. Quase metade disso veio internacionalmente, ajudando a dissipar as noções cansadas de Hollywood de que os filmes liderados por negros não teriam um bom desempenho no exterior.

O Pantera de Boseman se tornou um ícone para crianças negras, em uma época em que a representação estava apenas começando a se tornar uma prioridade em Hollywood.

Black Panther Still_2_embed - Publicidade - EMBED 2018

Matt Kennedy / Marvel Studios

Boseman soube que havia sido escalado para o papel do Pantera Negra quando seu empresário o tirou de um evento no tapete vermelho em Zurique enquanto ele estava promovendo Get on Up para alertá-lo de que ele recebeu uma ligação dos  cineastas da Marvel e da Guerra Civil, Anthony e Joe Russo, oferecendo-lhe o papel .

Quatro anos depois, ele foi a atração principal da estréia de Black Panther em Los Angeles , que começou com uma ovação emocional de pé para o elenco.

"Espero que as pessoas assistam a este filme e vejam o herói em si mesmas", disse Boseman  no evento. "Mesmo que seja uma pessoa branca que vê, se eles puderem ver um personagem negro e se identificar com eles, isso muda um pouco sobre como a nossa sociedade é."

O caçula de três filhos, Chadwick Aaron Boseman nasceu em 29 de novembro de 1976, em Anderson, Carolina do Sul. Sua mãe, Carolyn, era enfermeira; seu pai, Leroy, era um trabalhador têxtil.

“Eu provavelmente estava ouvindo James Brown no berço. Minha tia parecia ouvi-lo. Minha mãe e meu pai. Sempre havia James Brown o dia todo ”, disse  Tatiana Siegel do THR em 2014.

Boseman estudou na TL Hanna High School em Anderson, onde jogou basquete; depois que um colega foi baleado, ele escreveu uma peça sobre isso e chamou-a de  Crossroads .

Ele se formou em 1995, depois foi para a Howard University em Washington, DC Enquanto estava lá, ele trabalhou em uma livraria africana e embarcou em uma viagem para Gana antes de se formar em 2000 em direção.

Uma de suas professoras foi Phylicia Rashad, a atriz que interpretou Clair Huxtable no The Cosby Show .

“Chad era um jovem esguio com olhos grandes e um sorriso cativante e um jeito muito gentil”, disse ela à Rolling Stone em 2018. “O que vi nele foi que o céu era o limite. Ele nunca me pediu para apresentá-lo a ninguém - esse não é o jeito dele. Ele iria fazer isso por seus próprios méritos. ”

Rashad ajudou a levantar dinheiro para que Boseman e seus colegas de classe pudessem estudar teatro durante um verão na prestigiosa British American Drama Academy em Londres. Depois que ele voltou, ele soube que foi Denzel Washington quem pagou por sua viagem.

"Ele era uma alma gentil e um artista brilhante que ficará conosco por toda a eternidade por meio de suas atuações icônicas ao longo de sua curta mas ilustre carreira", disse Washington em um comunicado. "Deus abençoe Chadwick Boseman."

Depois da faculdade, Boseman morou em Bedford-Stuyvesant, bairro do Brooklyn, e ensinou atuação para crianças em uma biblioteca de pesquisa negra no Harlem. Em 2003 e 2004, ele apareceu em episódios de Third Watch e Law & Order da NBC .

Em 2008, ele se mudou para LA e conseguiu um papel recorrente no drama da ABC Family Lincoln Heights como Nate, um veterano da Guerra do Iraque com PTSD e filho de um policial de LA. Em 2010, ele interpretou um fuzileiro naval dos EUA por uma temporada em Pessoas Desconhecidas de Christopher McQuarrie na NBC.

Sua atuação como Robinson em 42 marcou uma grande virada para ele.

42 Chadwick Boseman Jackie Robinson - H 2013

Warner Bros.

“Ostentando um sorriso torto encantador, Boseman tem o apelo necessário, prova ser convincente como um atleta e é expressivo, apesar do fato de que o homem que ele está interpretando deve manter seus verdadeiros sentimentos reprimidos”, escreveu Todd McCarthy do THR sobre o ator em sua revisão.

"Preparando-se para seu papel principal em 42 , [Boseman] estudou extensivamente e passou um tempo considerável com Rachel Robinson", disse a Fundação Jackie Robinson em um comunicado. "Um profissional consumado, ele absorveu cada história, cada memória e cada foto e trecho de filme que poderia consumir para ajudar a traduzir a alma de um herói americano. E agora, Chadwick será gravado na história como um herói por direito próprio, especialmente tendo mostrado a milhões de crianças negras e pardas o poder de um super-herói que se parece com elas. "

Em 2014, Boseman interpretou o linebacker do estado de Ohio Vontae Mack em Draft Day  e o ícone da música Brown em Get on Up , da Tate Taylor , depois foi Thoth, o deus egípcio da sabedoria, em Gods of Egypt (2016). Cinco meses depois, Boseman estava na tela em toda a sua glória como Pantera Negra em Capitão América: Guerra Civil .

Black Panther seria o primeiro filme de quadrinhos a ganhar uma indicação de melhor filme no Oscar. Ele interpretaria o super-herói novamente em Avengers: Infinity War (2018) e Avengers: Endgame (2019).

"A morte de Chadwick é absolutamente devastadora", escreveu o presidente da Marvel Studios, Kevin Feige, em um comunicado. "Ele era nosso T'Challa, nosso Pantera Negra e nosso querido amigo. Cada vez que ele pisava no set, ele irradiava carisma e alegria, e cada vez que aparecia na tela, ele criava algo verdadeiramente indelével. Ele personificava muitas pessoas incríveis em seu trabalho, e ninguém era melhor em trazer grandes homens à vida. "

Boseman mais tarde voltou a trabalhar com os irmãos Russo para produzir seu primeiro filme, 21 Bridges (2019), um drama policial no qual ele também estrelou.

O ator concluiu as filmagens do drama da Netflix  Ma Rainey's Black Bottom , baseado em uma peça do estimado vencedor do Prêmio Pulitzer Wilson, ambientado na década de 1920 e também estrelado por Viola Davis. No verão passado, ele foi anunciado como a estrela de um drama de ação, Yasuke , para interpretar um guerreiro samurai africano.

Coogler estava escrevendo um roteiro para uma sequência do Pantera Negra , agora agendada, em meio à pandemia mundial, para 6 de maio de 2022.

Os sobreviventes incluem seus irmãos Kevin, um dançarino e cantor, e Derrick, um pregador. Ele teria ficado noivo de Taylor no ano passado.

Durante uma discussão na mesa redonda de atores em 2018 , Stephen Galloway do perguntou a Boseman qual foi a coisa mais difícil em fazer o Pantera Negra .

"Procurando saber qual é minha verdadeira cultura", disse ele. "Como afro-americano, procurei isso toda a minha vida. Mas [eu estava interpretando] uma pessoa que não precisava procurar. Tendo isso, eu valorizo. Há um certo patriotismo em algo que nunca foi perdido - é antigo. E ser capaz de manter isso durante todo o filme, eu pensei, 'Uau, o peso disso é algo que eu tenho que transmitir ao mundo.' E eu não sei, meus pais não sabem, meus avós não sabem, era aquela coisa.

"Você poderia fazer aquele filme, e é uma paródia dessa ideia. E isso é um insulto. Ele estava constantemente querendo transmitir isso ao público e dizer: 'Não, não estamos tirando sarro disso. Isso não está chegando à América . ' Eu estava tipo, 'Queremos fazer um filme de super-herói. Mas isso não é a coisa mais importante aqui. E as pessoas vão adorar o filme de super-herói se conseguirem outra coisa dele. E você tem que ter primeiro. "

Ele então foi questionado se fazer o filme mudou seu pensamento sobre a América.

"Os resultados foram, até mesmo a forma como o estúdio respondeu: eles investiram tanto nisso. Nunca pensei que veria um estúdio dizer: 'Sim, vamos investir dinheiro neste filme com um elenco predominantemente negro, '" ele respondeu. "Isso me tornou mais idealista sobre o mundo e sobre como as coisas podem ser, e que isso poderia acontecer em outros lugares, outras produtoras, outros estúdios, em outros projetos. Isso é uma aspiração não apenas para mim, mas para outras pessoas, e não apenas no cinema, mas em outras arenas.

"Não acho que um filme possa necessariamente resolver os problemas. Cada pessoa faz uma semente crescer. Uma pessoa entra e a rega. Outra lavra o solo. Mas você sabe que está causando um impacto no mundo. Você sabe você está mudando a opinião de alguém e fazendo com que alguém pense um pouco diferente. Ao mesmo tempo, você sabe que o mal está sempre em alta. Você sabe que está sempre acontecendo. "

FONTE: The Hollywwod Reporter


Mais sobre:




BRDS - Bruno Kbelo

Publicitário, Desenhista, Desenvolvedor de software e Nerd por vocação!
Criou A Era Nerd pra falar de nerdisse e dar vazão à suas pirações!
  • Animes: DragonBall, Ghost in the Shell, Akira
  • Filmes: Blade Runner, Matrix, Exterminador do Futuro e é fã de Tarantino
  • Ouve: Gnarls Barckley, Pitty, Iron Maiden, Matanza, Metalica, Guns e Música evangélica! (MORTE AO FUNK!)
  • Lê: A Bíblia, Tolkien, Stephen King, Asimov
  • HQ: Blame, V de Vingança, Sandman, Battle Angel Allita