5 filmes de diferentões para assistir no Natal

Ação, terror e até super-herói entretam na lista; Confira!
By CAJR
21/12/2022

O Natal está chegando, então é hora de todo mundo começar a fazer listinhas dos melhores filmes com a data como tema principal para assistir e passar horas escolhendo o que ver no serviço de streaming da sua preferência, certo? Certo. Mas aqui a gente vai sair um pouquinho da curva e ir atrás de filmes mais “diferentões” para celebrar.

Se você está cansado das comédias românticas, dos clássicos infantis e do bom velhinho não fazendo nada fora do comum, a gente preparou uma pequena lista de filmes de natal mais incomuns, mas igualmente incríveis. Afinal, a magia do natal é para todos!

Duro de Matar

Fãs de cultura pop discutem há décadas se Duro de Matar é ou não um filme de natal, mas em quase todas essas discussões, a resposta final é “sim”. O primeiro filme da franquia, que imortalizou Bruce Willis como o policial durão definitivo John McClane, é um clássico absoluto não só dos filmes de ação, mas também dos filmes de natal.

Durante o feriado, McClane vai visitar a esposa em Los Angeles para a festa da firma onde ela trabalha, que está rolando no arranha-céu Nakatomi Plaza. Só que a comemoração é interrompida por um grupo de terroristas violentíssimos, e tendo sido o único a escapar das garras dele, o policial decide fazer algo a respeito. E por “fazer algo”, entenda encher os vilões de tiro e explodir tudo o que encontra pela frente. É difícil superar isso.

Noite Infeliz

Este aqui foi lançado este ano, mas é tão bom que pode facilmente se tornar um novo clássico do gênero, subvertendo a imagem do Papai Noel e o transformando num antigo guerreiro viking que se arrependeu de seus crimes e decidiu usar seus poderes para alegrar as crianças na noite de natal.

Entretanto, quando a família rica de uma garotinha é feita de refém por ladrões psicopatas, ele é obrigado a deixar o pacifismo de lado e voltar a ser o que era para salvar não só a garotinha, como a própria magia do natal. E entre uma cabeça estourada e outra, ele acaba se lembrando do porquê de fazer o que ele faz em todo 24 de dezembro, recuperando sua fé. Lindo… e violentíssimo. Do jeito que a gente gosta.

Papai Noel às Avessas

Este talvez seja o filme mais “fora da caixinha” desta lista, uma comédia lotada de humor negro, mas também com momentos de aquecer o coração.

A trama conta a história de Willie (Billy Bob Thornton) e Marcus (Tony Cox), uma dupla de golpistas que, uma vez por ano, trabalham como Papai Noel e Duende natalino em lojas só para conhecer seus sistemas de segurança e depois roubá-las. Entretanto, a presença de um garotinho solitário e perturbado, que acredita piamente que Willie é o verdadeiro bom velhinho, ameaça por o plano a perder… e a redimir o irredimível ladrão.

Batman: O Retorno

Quem disse que super-heróis não podem protagonizar filmes de natal? Bem antes da existência do especial de Guardiões da GaláxiaTim Burton dirigiu Batman: O Retorno, segundo filme do cavaleiro das trevas, ambientado exatamente durante o feriado. E embora não seja uma unanimidade entre os fãs, não deixa de ser um clássico, ainda que bizarro, violento e sombrio.

Enquanto Gotham City se prepara para mais um natal, um novo vilão surge das profundezas da cidade: o Pinguim (Danny DeVito), que lança sua fúria sobre os cidadãos com a ajuda de uma gangue de malfeitores circenses. A coisa piora mais ainda quando um empresário inescrupuloso decide iniciar uma campanha para transformar o vilão em prefeito (!). Pensa que acabou? Que nada: a Mulher-Gato (Michelle Pfeifer) também aparece para dar ainda mais dor de cabeça ao herói.

Gremlins

Aqui está mais um legítimo clássico dos anos 80, que embora tenha esfriado em matéria de popularidade nos últimos anos, continua divertidíssimo de se assistir. Tem tudo o que um filme de natal deveria ter e mais um pouco: bichinhos fofinhos, monstros medonhos e uma linda história sobre amizade, esperança e superação.

Durante o feriado, um inventor dá de presente a seu filho um simpático monstrinho chamado Gizmo, que é só amor e fofura. Mas ele avisa: não o exponha ao sol, mantenha ele longe da água e não o alimente depois da meia-noite, ou as consequências serão severas. O garoto escuta? É claro que não. E o que se segue é a invasão dos malignos Gremlins, contra o qual tanto o garoto quanto Gizmo terão que lutar.

Para você ficar por dentro sobre tudo do mundo nerd e geek, sigo o A Era Nerd no Twitter e Instagram!


Mais sobre:




CAJR - Carlos Alberto Jr

Resultado de uma experiência alquímica que envolvia gibis, discos e um projetor de filmes valvulado. Jornalista do Norte que invadiu o Sudeste para fazer e escrever filmes.
  • Animes:Cowboy Bepop, Afro Samurai e Yu Yu Hakusho
  • Filmes: 2001 – Uma Odisseia no Espaço, Stalker, Filhos da Esperança, Frank e Quase Famosos
  • Ouve: Os Mutantes, Rush, Sonic Youth, Kendrick Lamar, Arcade Fire e Gorillaz
  • Lê: Philip K. Dick, Octavia E. Butler, Ursula K. Le Guin e Tolkien
  • HQ: Superman como um todo, assim como as obras de Grant Morrison e da verdadeira mente criativa por quase tudo na Marvel: Jack Kirby