Admirável Alien Novo

As notícias em torno do filme Alien de Fede Álvarez é que esse pode não considerar a história prequel de Ridley Scott
By BRDS
26/07/2023

As últimas notícias do próximo filme Alien da Disney são simultaneamente boas e ruins para a franquia de terror de ficção científica. São poucas as franquias que ostentam o nível de inconsistência visto entre os filmes de Alien. Alien, de 1979, do diretor Ridley Scott, foi uma obra-prima de terror tensa, aterrorizante e claustrofóbica, enquanto a sequência de 1986, Aliens, do diretor James Cameron, foi uma sequência bombástica que se inclina para a ação sobre o terror. Alien e Aliens foram exercícios incrivelmente influentes no cinema de gênero. Embora os dois filmes fossem muito diferentes em termos de tom, ambos são exemplos de cinema soberbo.

Em contraste, enquanto Xenomorph de Alien 3 foi o mais letal da franquia, essa foi toda a sequência sombria que teve para ele. Sombrio, mas não assustador, Alien 3 foi um passeio desastroso para a série. Isso não foi ajudado por Alien: Resurrection de 1997, uma adição mal julgada à série que foi mais notável por sua paleta de cores verde doentia. Quando Scott retornou à franquia com a prequela de 2012, Prometheus, havia tantos filmes ruins de Alien quanto bons. Scott complicou ainda mais o legado com dois esforços promissores, mas falhos, Prometheus e Alien: Covenant, que prepararam o terreno para o próximo filme de Fede Álvarez, Alien.

A promessa mais empolgante de Alien também é um risco enorme

A notícia de que o novo filme da franquia Alien na Disney será uma história independente é extremamente promissora. Os planos de Android David em Alien: Covenant causaram todos os tipos de grandes buracos na trama da franquia, então qualquer tentativa de revisitar a história do vilão provavelmente ficaria atolada em seus motivos. O novo filme do diretor Fede Alvarez, Alien, promete levar a série em uma direção completamente nova, proporcionando uma visão refrescante de uma franquia que precisa desesperadamente de uma. No entanto, as notícias não são todas boas, especialmente porque a visão de Scott para a franquia permanece incompleta.

Muitas perguntas intrigantes permanecem após o segundo filme prequel, Alien: Covenant. Como tal, a perspectiva de um filme totalmente independente de Alien é um pouco preocupante, pois isso provavelmente deixará a história de Scott ainda mais longe de qualquer tipo de resolução. A última vez que Alvarez reiniciou uma franquia famosa com Evil Dead de 2013, o spin-off de TV Ash vs. Evil Dead foi capaz de concluir a história existente da franquia. No entanto, a próxima série de TV Alien do showrunner de Fargo, Noah Hawley, também pode não revisitar a história de Scott das prequelas, o que significa que a visão de Scott pode nunca ser vista.

Novo filme de Alien está chegando na hora errada

O filme independente de Alvarez teria sido muito mais emocionante se o projeto fosse anunciado há mais de uma década. Em 2011, a série Alien estava adormecida há algum tempo. Depois de Alien: Resurrection, os filmes de Alien vs. Predator foram as únicas novas adições à série por algum tempo. Ambos os filmes de Alien vs. Predator foram catástrofes críticas, então os espectadores estavam atrasados para uma divertida aventura autônoma da franquia. No entanto, o que os fãs receberam foi Prometeu. Um blockbuster denso e ambicioso, a prequela de Alien de 2012 de Scott dependia muito dos espectadores que se preocupavam com as origens do Xenomorfo e da humanidade. Surpreendentemente filosófico, Prometeu foi um esforço desigual.

Embora Alien: Covenant tenha sido uma prequela melhor do que Prometheus, o filme ainda foi pesado pela história do estranho androide David de Michael Fassbender. Havia mais gore, um ritmo mais rápido e menos olhar pseudo-intelectual para o umbigo na sequência, mas Alien: Covenant desperdiçou seu tempo de execução desempacotando a história complicada estabelecida em Prometheus. Uma sequência independente que investisse nos pontos fortes existentes da franquia poderia ter reacendido o interesse do público e, por sua vez, permitido que Scott contasse uma história mais ambiciosa mais tarde. Infelizmente, não foi assim que a saga Alien se desenrolou.

Como o novo filme de Alien pode ser independente sem esquecer a história de David

 

Toda a esperança ainda não está necessariamente perdida para a história de Davi. Mesmo antes do filme de Alvarez ser revelado como um esforço independente, já era tarde demais para uma sequência de Alien: Covenant. No entanto, o filme de Alvarez ainda pode fazer referência à existência de David, e sua presença ainda pode moldar a franquia sem centralizar o androide vilão. Alien não contou muito aos espectadores sobre Weyland-Yutani, mas o público aprendeu que a empresa era obscura, moralmente ambígua e não confiável.

Depois que Alien ofereceu este breve esboço dos vilões da franquia, Aliens construiu a base, focando a trama da sequência na ganância da corporação. Da mesma forma, depois que Prometheus e Alien: Covenant estabeleceram o plano principal de David, o filme de Alvarez pôde ver seus personagens se depararem com um de seus muitos experimentos Xenomorfos grotescos, implicando que David ainda poderia estar vivo em algum lugar – ou, no mínimo, poderia estabelecer suas criações como ameaças iminentes. Em ambos os casos, essa reviravolta permitiria que a franquia Alien mantivesse a história de David viva sem retornar à trama durante todo o seu tempo de execução.

 

 

 


Mais sobre:




BRDS - Bruno Kbelo

Publicitário, Desenhista, Desenvolvedor de software e Nerd por vocação!
Criou A Era Nerd pra falar de nerdisse e dar vazão à suas pirações!
  • Animes: DragonBall, Ghost in the Shell, Akira
  • Filmes: Blade Runner, Matrix, Exterminador do Futuro e é fã de Tarantino
  • Ouve: Gnarls Barckley, Pitty, Iron Maiden, Matanza, Metalica, Guns e Música evangélica! (MORTE AO FUNK!)
  • Lê: A Bíblia, Tolkien, Stephen King, Asimov
  • HQ: Blame, V de Vingança, Sandman, Battle Angel Allita