Os direitos da franquia O Senhor dos Anéis -- que também incluem O Hobbit e outras obras de J.R.R. Tolkien -- no cinema e nos games serão vendidos pela produtora Saul Zaentz Co., atual detentora. Ela espera conseguir pelo menos US$ 2 bilhões na venda.
De acordo com a Variety, a Zaentz Co. contratou o banco de investimentos ACF para a venda e está indo atrás de estúdios de Hollywood para encontrar o comprador. Os direitos incluem filmes, jogos, mercadorias, eventos ao vivo e parques temáticos. As obras O Silmarillion e Contos Inacabados De Númenor E Da Terra-média, publicados depois da morte de Tolkien, estão inclusos.
A Warner Bros. era detentora dos filmes de O Senhor dos Anéis através do estúdio New Line, que produziu a trilogia de Peter Jackson. O estúdio ainda detém os direitos de animação, já que está produzindo o longa The Lord of the Rings: The War for Rohirrim, mas não tem mais o controle de longas-metragens live-action por passar muito tempo sem desenvolver novos projetos do tipo.
Na televisão, O Senhor dos Anéis está nas mãos da Amazon, que lançará sua série - Os Anéis de Poder - no dia 2 de setembro deste ano. Ainda conforme a Variety, o lançamento iminente da produção - junto com a expectativa de sucesso - influenciou no timing da venda, e a própria Amazon é a provável compradora.
Resultado de uma experiência alquímica que envolvia gibis, discos e um projetor de filmes valvulado. Jornalista do Norte que invadiu o Sudeste para fazer e escrever filmes.