Quem poderia imaginar que, em pleno ano de 2021, com uma nova geração de consoles, veríamos o retorno com força total dos games de skate? Bom, é bem verdade que a presença do esporte nas Jogos Olímpicos Tóquio 2020 e tem uma forte contribuição nesse revival, mas que tudo isso se amplificou graças a figuras como Margie Didal, Angelo Caro e a Rayssa “Fadinha” Leal na maior competição esportiva do mundo.
Embora as séries Tony Hawk e Skate sejam as mais populares do skate nos games, o esporte tem muitos outros representantes. Seja daqueles que buscam uma gameplay cada vez mais próxima dos rolês de verdade, como aqueles que abusam da mídia para trazer ainda mais loucura para esse universo.
Confira abaixo nossa lista dos 5 melhores:
5 – Tony Hawk Pro Skater 1+2
O Pro Skater 1 + 2 de Tony Hawk é uma maneira adequada de dar o pontapé inicial, pois é uma remasterização dos primeiros dois jogos, consideramos por muitos, os melhores jogos de skate já feitos.
Ou seja, nessa remasterização, o Developer’s Vicarious Visions fez um excelente trabalho ao recriar os níveis para o Xbox One, PC e PS4, dando a eles excelentes melhorias visuais. Além disso, o jogo provou mais uma vez que os consumidores estão muito interessados em remasterizações de seus títulos clássicos favoritos.
Nas poucas mudanças do jogo novo são os novos skatistas no elenco. Entre eles, a brasileira Letícia Bufoni, uma das maiores vencedoras de todas as competições da mobilidade feminina, e Nyjah Huston, o skatista com mais prêmios de todas as competições.
4 – Session
Se em Tony Hawk temos uma experiência mais desprendida e divertida, o Session explora possibilidades mais audaciosas. O conceito "simulador de skate" foi levado ao pé da letra, não facilitando a vida de ninguém, profissionais a amadores virtuais.
Os comandos são bem originais, com os gatilhos do controle usados para controlar o skate nas curvas, enquanto ambos os direcionais analógicos servem para a realização de manobras, como se fossem as pernas do skatista.
O realismo é notado, inclusive, na escolha das pistas: todas baseadas em skate parks reais da cidade de Nova Iorque, sejam eles lugares destinados à prática do esporte, ou fachadas de prédios famosas por suas muretas, degraus e corrimões proibidos.
3 – OlliOlli 2: Welcome to Olliwood
Sequência do game lançado inicialmente de forma exclusiva para o PlayStation Vita em 2014 (e em seguida convertido para outras plataformas), OlliOlli 2: Welcome to Olliwood é um daqueles títulos em que se pode dizer que a equipe de desenvolvimento “fez sua lição de casa”. O estúdio Roll7 não somente consegue manter os pontos fortes do título original, como adiciona elementos que tornam o segundo capítulo da franquia muito mais atraente.
Com cenários repletos de corrimãos, halfpipes, escadas e obstáculos desafiadores, “Olliwood”, a versão fictícia do popular distrito californiano de Hollywood, é um verdadeiro parque de diversões. Assim como em seu antecessor, o jogador assume o papel de um skatista extremamente habilidoso, capaz de executar grinds e slides insanos.
Mais divertido e muito menos frustrante que seu antecessor, Olli Olli 2: Welcome to Olliwood é um bom exemplo de como uma sequência deve ser feita. O título aprimora a experiência de seu precursor em todos os sentidos, oferecendo uma diversão que pode ser tratada tanto de forma casual quanto hardcore — o que resulta em dezenas de hora de diversão.
2 – Skater XL
Skater XL é o que mais se aproxima da fórmula clássica dos jogos de skate. Assim como os demais, o game também tenta recriar os controles de forma a condensar melhor a experiência do skate da vida real no virtual.
Sem focar em realismo, o game se apresenta como um mix entre Tony Hawk's Pro Skater e a franquia Skate, da EA. O uso de ambos os direcionais analógicos parecem funcionar bem para simular o movimento dos pés do skatista.
Os mapas do game parecem bem criativos, todos criados utilizando como base certos aspectos de localidades reais da Califórnia. Se o gameplay agradar, pode se tornar um belo concorrente do "rei" Tony Hawk, que será lançado poucos meses depois.
1 – Skate 2
Quando a EA Skate nas prateleiras das lojas em 2007, ela não só abriu a primeira competição real para a franquia Tony Hawk, mas também limpou o chão com ela. Vendendo o dobro de cópias da série de quase uma década da Activision, foi um grande sucesso entre os jogadores devido em grande parte ao seu sistema de controle, onde o botão analógico direito era usado para executar a maioria dos seus movimentos.
Skate 2 tinha, antes mesmo de lançar, ser tão bom quanto seu antecessor. E foi. Embora tenha havido uma série de adições à fórmula para adicionar coisas que os jogadores realmente queriam ver depois de jogar o primeiro, como a handplant, é claro que a EA seguia rigorosamente a regra "em time que está ganhando, não se mexe”. Afinal, na época a Neversoft vinha tentando reinventar a franquia Tony Hawk de diversas maneiras, criando assim uma sequência de fracassos.
Skate 2 é tecnicamente uma melhoria em relação ao primeiro título, e qualquer um que ainda não tenha jogado o original pode pular direto para o segundo. Ele é um jogo muito divertido que permite que você jogue da maneira que quiser com um esquema de controle incomparável.
E aí, gostou da lista? Faltou algum jogo? Deixe seu comentário abaixo!
Resultado de uma experiência alquímica que envolvia gibis, discos e um projetor de filmes valvulado. Jornalista do Norte que invadiu o Sudeste para fazer e escrever filmes.