Pense como seria jogar a maioria dos titulos de jogos da atualidade, direto no seu navegador, no caso o Google Chrome, e em qualquer dispositivo sem a necessidade de um PC GAMER parrudo, ou mesmo sem necessidade de instalação. Pois essa é a proposta do Google Stadia. A infraestrutura usa como base os datacenters do serviço de busca da Google, que conta com cabos submarinos e links de fibra ótica. Tudo para possibilitar que você não precise de Placas de Video ou rode até no Celular, Tablets e Smart Tvs.
Todo o processamento ocorreria nos servidores da Google, e esse por sua vez so entregaria o video com toda a parte interativa do jogo. Todo processo ficaria na nuvem...pra ser acessado de qualquer aparelho, atravez de sua conta no google.
Seu jogo em segundos na sua tela, e um unico link ou em um botão disponivel talvez e um trailler do youtube separam você da diverção. Essa é a promessa de desempenho oferecida pelo STADIA que ousa entregar o conteudo do jogo em 5 segundos em sua tela. Testes foram feitos de forma satisfatoria com Assassin’s Creed Odyssey em 1080p, 60 quadros por segundo e som estéreo. Foram reservados 7500 servidores a fim de entregar resoluções acima de 4k a 60fps (frames por segundo), e a meta futura é atingir 8k.
O Google tem a pretenção de desbancar os consoles já consagrados no mercado como o XBOX One e PS4, veja abaixo o desempenho pretendido pelo Stadia face a seus concorrentes atuias:
Console | Velociade de GPU em Teraflops |
---|---|
Microsoft - XBOX One X | 6,0 teraflops |
SONY - PS4 pro | 4,2 teraflops |
Google - Stadia | 10,7 teraflops !!! |
A banda de internet aconselhada pela empresa pra desfrutar sem problemas do serviço é de 30mbps mas desempenhos satifatórios foram obtidos em testes com bandas de internet bem inferiores. De qualquer forma o sistema pretende balancear o conteúdo com base da disponibilidade e velocidade de conexão do usuário.
Na verdade apenas será preciso um aparelho que rode o navegador Google Chrome. No entanto um controle dedicado foi desenvolvido a fim de que a experiência do jogador seja mais rica. E em caso de Smart TVs o requisito é o Chrome Cast juntamente esse controle.
Imagine copiar uma cena épica de um jogo, ou uma conquista relevante e posta-la ao vivo no seu canal do Youtube ou mesmo convidar espectadores de seu Stream Online para duelar com você, ou uma jornada cooperativa em uma aventura, essa é a promessa da função CrowdPlay.
Também será possível pausar o jogo e pedir um "Detonado" com dicas das fases ao Assistente do Jogo. ou se você é jogador "RAIZ, ESPARTANO" pode apenas ignorar e seguir por conta propria, saboreando cada batalha conquistada por seu proprio mérito e esfoço.
A Google disse que já escalou mais de 100 estúdios de criação de jogos, fornecendo kits com as ferramentas de desenvolvimento do Stadia. Assassin’s Creed Odyssey, Shadow of the Tomb Raider, NBA 2K19 e o ainda inédito Doom Eternal estão entre os títulos já confirmados em um evento de exibição. E desenvolvedores que ultilizam de sistemas OPENSOURCE como o LINUX terão maior facilidade de publicação direto na nuvem. Bem como a propria Google pretende desenvolver e lançar, títulos exclusivos específicos para a plataforma atravez do Stadia Games and Entertainment, departamento criado especialmente com essa finalidade.
Microsoft tem planos de lançar ainda esse ano o Projeto xCloud, com a mesma premissa, embora ainda com resultados mais modestos. No entanto a empresa não pretende ficar atras de sua concorrente.
Por esse ano a coisa só acontece em países do hemisfério Norte como EUA, Canadá em Europa.
Não foi divulgados a maneira como será a cobrança o serviço, se funcionará apenas OnLine, se jogos avulsos serão disponibilizados ou será um pacote com assinatura. Vamos esperar pela E3 2019 onde, embora não confirmada, a Google certamente deve oferecer maiores informação desse que pretende ser a mais revolucionária onda dos games desde de o Atari, e do jogo online.
fonte: VOXEl
Publicitário, Desenhista, Desenvolvedor de software e Nerd por vocação!
Criou A Era Nerd pra falar de nerdisse e dar vazão à suas pirações!