CRÍTICA | Obi-Wan Kenobi episódio 3

Reencontros e falta de esperança.
By CAJR
03/06/2022

Seguindo exatamente onde o episódio anterior terminou, a parte 3 da minissérie começou Obi-Wan e a princesa Leia fugindo dos Inquisidores por uma nave de carga ao planeta de mineração Mapuzo, conforme combinado com o trambiqueiro Haja Estree (Kumail Nanjiani) em Daiyu, no capítulo anterior. Mas será que Obi-Wan Kenobi, após 10 anos fora ação, será bem-sucedido em sua missão?

A fuga e os Inquisidores

Dispostos a encontrar Obi-Wan e Leia, os Inquisidores usaram seus mecanismos para tentar localizá-los, enviando até mesmo algumas sondas rastreadoras pela galáxia. Nesse ponto, Obi-Wan estava no planeta Mapuzo, que o Jedi já havia tido algum contato anterior. No entanto, as coisas estavam muito diferentes por lá, mostrando-lhe que as forças imperiais transformaram tudo o que ele conhecia.

Em Mapuzo, a esperança surgiu, pois uma rede secreta estava disposta a transportar seres sensitivos à Força para locais mais seguros. Entretanto, os Inquisidores não demoraram para chegar ao planeta, incluindo o próprio Darth Vader - dublado por James Earl Jones - , que estava disposto a capturar Obi-Wan.

O esperado reencontro entre Obi-Wan e seu passado

Antes de partir para a fuga, o Jedi sente uma poderosa presença. Ao olhar pela fresta do esconderijo, percebe que além dos stormtroopers e dos Inquisidores, o próprio Darth Vader está no local à sua procura. Ele pede que Leia seja levada em segurança até Alderaan, e diz que vai ficar para atrasar os inimigos. Eis que então  Kenobi sai para confrontar seus antigos fantasmas.

-Wan Kenobi e Darth Vader — que um dia já foi Anakin, Padawan de Kenobi — se colocam frente a frente de novo. O Lord Sith afirma que seu ex-Mestre está mais fraco pela idade, e que ele deveria tê-lo matado quando pode.

Incrédulo, Obi-Wan tentou duelar com seu sabre de luz, mas sem muito sucesso. Além disso, com os novos truques de Vader, o vilão conseguiria derrubar a arma de seu oponente com facilidade. E o duelo seguiu por longos minutos até culminar em técnicas avançadas sobre a Força, nas quais Vader foi capaz de atacar seu antigo mestre com seus próprios ensinamentos.

Enquanto isso, Leia era protegida por uma aliada e Reva explorava a base secreta dos Jedis enfurecida. E de volta ao duelo central, Obi-Wan praticamente estava se entregando depois de ser torturado e humilhado por Vader. Mas o Lorde Sith deixou que Ben escapasse, pois seu ódio precisava de algum descanso ao lembrar de sua principal missão: destruir a força rebelde que se espalhava pelo universo - ou por simples conveniência de roteiro, mas só vamos saber isso no final da minissérie.

O episódio termina quando as chamas que envolviam o Jedi já haviam sumido e seus aliados conseguiram resgatá-lo, mas Leia corria perigo ao se encontrar com Reva. A esperança realmente existia? Veremos mais no próximo episódio!

Para você ficar por dentro sobre tudo do mundo nerd e geek, sigo o A Era Nerd no Twitter Instagram!


Mais sobre:




CAJR - Carlos Alberto Jr

Resultado de uma experiência alquímica que envolvia gibis, discos e um projetor de filmes valvulado. Jornalista do Norte que invadiu o Sudeste para fazer e escrever filmes.
  • Animes:Cowboy Bepop, Afro Samurai e Yu Yu Hakusho
  • Filmes: 2001 – Uma Odisseia no Espaço, Stalker, Filhos da Esperança, Frank e Quase Famosos
  • Ouve: Os Mutantes, Rush, Sonic Youth, Kendrick Lamar, Arcade Fire e Gorillaz
  • Lê: Philip K. Dick, Octavia E. Butler, Ursula K. Le Guin e Tolkien
  • HQ: Superman como um todo, assim como as obras de Grant Morrison e da verdadeira mente criativa por quase tudo na Marvel: Jack Kirby