Crítica: O Pior Vizinho do Mundo

Tom Hanks
By PRKB
08/12/2023

O PIOR VIZINHO DO MUNDO, estrelado pelo incrível Tom Hanks, é um remake da produção sueca “Um Homem Chamado Ove”, de 2015, a qual, por sua vez, foi baseada no livro homônimo escrito por Frederik Backman.

Tom interpreta Otto, um viúvo idoso mal-humorado recém-aposentado cujo único sentido nesse momento de sua vida é assegurar que tudo funcione como deveria no pequeno condomínio onde mora, muitas vezes, irritando seus vizinhos com suas atitudes exageradas e irredutíveis.

Tudo começa a mudar quando uma família se muda para a casa em frente à dele; o jovem casal Tommy (Manuel Garcia-Rulfo) e Marisol (Mariana Treviño), suas duas filhas pequenas e mais um bebê a caminho, com os quais Otto, mesmo a contragosto e fazendo questão ser rabugento o tempo todo, acaba desenvolvendo laços de amizade inesperados.

O roteiro de David Magee, a direção de Marc Forster e a atuação de Tom e Mariana Treviño carregam o filme para uma direção previsível até certo ponto, sendo que os demais membros do elenco atuam em subenredos, como os moradores do condomínio que não querem vender suas casas para uma construtora inescrupulosa e a amizade abalada de Otto e Reuben (Peter Lawson Jones).

Presente e passado transcorrem lado a lado na narrativa, ao passo que Otto tem lembranças de sua falecida esposa, Sonya (Rachel Keller) desde o dia em que se conheceram até o dia de sua morte. Com isso, somos apresentados aos poucos às tragédias que fizeram Otto ser quem ele é hoje.

É importante destacar que quem contracena com Rachel interpretando o jovem Otto é Truman Theodore Hanks, filho caçula de Tom, que faz uma versão do personagem de pai com maestria, incorporando seus trejeitos característicos e sua maneira de falar (eu assisti no idioma original, inglês). Há muita química entre os dois, as cenas fluem perfeitamente, e a presença de tela de Rachel é muito forte, e me fez imaginar como seria uma prequela com ambos nos papéis principais.

O PIOR VIZINHO DO MUNDO é uma comédia dramática, que aborda a questão da superação e da convivência com o luto, sem, necessariamente, aceitá-lo, as diversas tentativas de suicídio do protagonista, que falha miseravelmente todas as vezes, laços de amizade antigos e recentes, e prende o espectador enquanto sinaliza o tempo todo sobre o que irá acontecer a seguir, ao mesmo tempo que introduz elementos novos que nos fazem querer ver para crer.

É sempre bom ver Tom Hanks atuando, e, dessa vez, o elenco de apoio faz jus à presença do mestre.

Nota do Crítico: 08/10

Sinopse: Otto Anderson, um viúvo mal-humorado e enraizado em seus costumes, encontra uma aliada em sua nova vizinha Marisol, levando a uma amizade improvável que vai colocar seu mundo de cabeça para baixo.

Ficha Técnica:
Título: O Pior Vizinho do Mundo (A Man Called Otto (Original))
Ano de Produção: 2022
Direção: Marc Forster
Estreia: 26 de janeiro de 2023 (Brasil)
Duração: 126 minutos
Classificação: 14 – Não recomendado para menores de 14 anos

Gênero : Terror, Suspense,comédia

Países de Origem: EUA


Mais sobre:




PRKB - Pastor Klebão

Tradutor profissional, graduado em Letras, pós-graduado em Gestão de Pessoas, MBA em Marketing Digital, pós-graduando em Ciências da Religião.
  • Animes/Cartoons: Cruzador Espacial Yamato, One Piece, Fantomas, Dom Drácula, Scooby-Doo, A Caverna do Dragão, He-Man, Thundercats
  • Filmes/Séries: Star Wars, Star Trek, Arquivo X, Mercenários das Galáxias, Jurassic Park, Constantine, The Big Bang Theory,
  • Ouve: Antidemon, Mortification, Skillet, Sacred Warrior, Demon Hunter, Crimson Thorn
  • Livros: A Bíblia, O Diário de Anne Frank e mais uma centena na minha biblioteca particular