O Google está encerrando as atividades do Google Stadia, seu serviço de jogos na nuvem em breve.Como revelou o The Verge, o serviço permanecerá ativo para os jogadores até o dia 18 de janeiro de 2023. O Google reembolsará todo o hardware Stadia adquirido na Google Store, bem como todos os jogos e conteúdos adquiridos na loja. O Google espera que esses reembolsos sejam concluídos em meados de janeiro.
Em comunicado, Phil Harrison, vice-presidente e GM do Stadia, comentou que a plataforma não ganhou usuários o suficiente para manter “tudo de pé”.
“Há alguns anos, também lançamos um serviço de jogos para consumidores, o Stadia. E embora a abordagem da Stadia para streaming de jogos para consumidores tenha sido construída em uma base tecnológica forte, ela não ganhou a tração com os usuários que esperávamos, então tomamos a difícil decisão de começar a encerrar nosso serviço de streaming”, comentou.
Ao pagar cerca de 10 dólares mensais, os assinantes da Stadia têm acesso a um número limitado de jogos, mas precisam desembolsar mais dinheiro para adquirir outros jogos.
A Microsoft, fabricante do Xbox, oferece seu serviço online Game Pass "com muitos jogos", que os jogadores também podem baixar de graça em seus consoles ou computadores, o que o torna muito mais atrativo, lembrou Pachter. O Game Pass conta com mais de 25 milhões de assinantes, enquanto a Stadia tem menos de um milhão.
A Microsoft, que também possui vários estúdios de videogame, conta com sua grande comunidade de jogadores de console e computador para alimentar o Game Pass, permitindo que eles joguem na tela de sua escolha, incluindo telefones, tablets ou TVs, armazenando jogos na nuvem.
O serviço da Microsoft não depende de uma equipe dedicada, exigindo apenas que o jogador tenha um controle compatível e uma boa conexão de internet para baixar um aplicativo e jogar, o que o colocava em concorrência direta com a Stadia desde o seu lançamento, embora com um catálogo muito mais amplo de jogos.
Recentemente, a Microsoft fez uma parceria com a fabricante sul-coreana Samsung para integrar a capacidade de acessar o Game Pass diretamente em suas smart TVs.
Seus grandes concorrentes Sony e Nintendo também se posicionaram nesse mercado da "Netflix dos videogames". Assim como a Apple fez com o Arcade e, mais recentemente, a Amazon com sua plataforma Luna.
Para você ficar por dentro sobre tudo do mundo nerd e geek, sigo o A Era Nerd no Twitter e Instagram!
Resultado de uma experiência alquímica que envolvia gibis, discos e um projetor de filmes valvulado. Jornalista do Norte que invadiu o Sudeste para fazer e escrever filmes.