James Bond é da Amazon! E agora?

Amazon MGM adquire a parte criativa da franquia 007
By BRDS
20/02/2025

James Bond acaba de passar por uma grande reviravolta, com o controle criativo da franquia mudando de mãos pela primeira vez em 63 anos. Após o lançamento do primeiro filme 007 em 1962 com Dr. No, um punhado de atores interpretou o icônico espião britânico. A família Broccoli, incluindo Cubby Broccoli e, mais tarde, Barbara Broccoli, manteve o controle criativo sobre a franquia em todas essas iterações, ao lado de Michael G. Wilson. O ator Daniel Craig se despediu de 007 com No Time To Die (Sem Tempo Para Morrer) em 2021, mas poucas atualizações chegaram desde então sobre o anunciado James Bond 26 .

A Amazon MGM Studios, que comprou a distribuidora de Bond MGM em 2022, agora anuncia que a empresa formou uma nova joint venture com os produtores Barbara Broccoli e Wilson para abrigar a franquia James Bond. Isso dará à Amazon MGM Studios o controle criativo sobre a franquia , tirando-a de Broccoli e Wilson pela primeira vez. Tanto Broccoli quanto Wilson, no entanto, permanecerão coproprietários da PI. Wilson compartilhou a seguinte declaração sobre a decisão:

"Com minha carreira de 007 abrangendo quase 60 anos incríveis, estou me afastando da produção dos filmes de James Bond para me concentrar em projetos de arte e caridade. Portanto, Barbara e eu concordamos, é hora de nosso parceiro de confiança, Amazon MGM Studios, liderar James Bond para o futuro."

Broccoli compartilhou uma declaração separada sobre a mudança na franquia, explicando que ela se concentrará em " outros projetos " após 007 - Sem Tempo Para Morrer :

Minha vida foi dedicada a manter e construir sobre o legado extraordinário que foi entregue a Michael e a mim por nosso pai, o produtor Cubby Broccoli. Tive a honra de trabalhar de perto com quatro dos atores tremendamente talentosos que interpretaram 007 e milhares de artistas maravilhosos dentro da indústria. Com a conclusão de No Time to Die e Michael se aposentando dos filmes, sinto que é hora de focar em meus outros projetos."

O chefe do Prime Video e do Amazon MGM Studios, Mike Hopkins, também comentou sobre a aquisição do controle criativo da franquia pela empresa, expressando gratidão pela liderança da propriedade intelectual pela família Broccoli nas últimas décadas, ao mesmo tempo em que provocava a "próxima fase":

Desde sua introdução teatral há mais de 60 anos, James Bond tem sido um dos personagens mais icônicos do entretenimento cinematográfico. Somos gratos ao falecido Albert R. Broccoli e Harry Saltzman por trazerem James Bond aos cinemas ao redor do mundo, e a Michael G. Wilson e Barbara Broccoli por sua dedicação inabalável e seu papel em continuar o legado da franquia que é estimada por legiões de fãs ao redor do mundo. Estamos honrados em continuar esta herança preciosa, e estamos ansiosos para inaugurar a próxima fase do lendário 007 para o público ao redor do mundo.”

O que essa mudança significa para James Bond? Espere muito mais 007

Desde o final de No Time To Die (Sem Tempo para Morrer) em 2021, houve muito pouco movimento oficial sobre James Bond 26. Embora tenha havido muitos rumores sobre elenco e diretor, não houve nada que Broccoli ou Wilson tenham confirmado. Um relatório recente do The Wall Street Journal explorou a falta de atualizações concretas sobre Bond 26 , alegando que Broccoli e Amazon estavam batendo de frente sobre o futuro da franquia. Broccoli, afirma o relatório, teria ficado frustrado com o tratamento dado pela empresa a Bond como "conteúdo", o que incluía conversas sobre spin-offs de streaming e programas de TV.

Com a Amazon MGM Studios agora tendo controle criativo sobre Bond , é muito provável que Bond 26 seja acelerado. Também é provável que muito "conteúdo" de 007 esteja no horizonte, incluindo spin-offs e programas de TV . Parece improvável, no entanto, que essa mudança signifique uma mudança drástica na distribuição de Bond 26 em termos de exibição teatral. A empresa já expressou interesse em permanecer comprometida em colocar filmes selecionados nos cinemas, e os filmes recentes de Bond foram todos grandes sucessos de bilheteria . Com a Amazon agora no controle, no entanto, tudo é possível.

Bond continua imensamente valioso como uma parte de PI, e a Amazon definitivamente estará procurando capitalizar isso. Para aqueles que ficaram frustrados com a falta de movimento na franquia desde No Time To Die (Sem Tempo para Morrer), isso pode ser uma boa notícia. Mais Bond está definitivamente a caminho, e provavelmente mais do que apenas um único longa-metragem.

O risco aqui, é claro, é que Bond comece a se sentir um pouco menos especial. Se houver spin-offs de Bond e um programa de TV de 007 além de mais filmes, pode começar a parecer uma sobrecarga de franquias. Os intervalos de anos entre os filmes ajudam a criar expectativa, e o público perder uma franquia faz com que cada novo lançamento pareça um grande negócio. Muitas perguntas permanecem sobre como será o futuro da franquia James Bond sob o controle criativo da Amazon, mas certamente não haverá escassez de "conteúdo" de 007 nos próximos anos.

Fonte: Amazon MGM Studios


Mais sobre:




BRDS - Bruno Kbelo

Publicitário, Desenhista, Desenvolvedor de software e Nerd por vocação!
Criou A Era Nerd pra falar de nerdisse e dar vazão à suas pirações!
  • Animes: DragonBall, Ghost in the Shell, Akira
  • Filmes: Blade Runner, Matrix, Exterminador do Futuro e é fã de Tarantino
  • Ouve: Gnarls Barckley, Pitty, Iron Maiden, Matanza, Metalica, Guns e Música evangélica! (MORTE AO FUNK!)
  • Lê: A Bíblia, Tolkien, Stephen King, Asimov
  • HQ: Blame, V de Vingança, Sandman, Battle Angel Allita