O ator e dublador Leonardo José morreu aos 78 anos após complicações de um câncer terminal no pulmão, nesta quinta-feira (18). O ator ficou conhecido pelos fãs brasileiros por dar a sua voz ao Thanos (Vingadores), Charles Xavier (X-Men), entre outros.
A informação foi confirmada pela sua esposa Angelamaria Lachtermacher ao G1. "Ele faleceu em casa, acometido de câncer terminal de pulmão", relatou a esposa.
Leonardo José * 1943 + 2021
— Dublapédia Brasil (@dublapedia) November 18, 2021
Mais uma triste despedida nesse ano de 2021.
Tá difícil!
Descanse em paz! pic.twitter.com/T20R53ujBc
Um dos seus últimos trabalhos como dublador foi fazendo a voz do Thanos na série animada What If..., da Marvel.
O dublador estava em uma luta contra um câncer de pulmão e, recentemente, colegas de profissão iniciaram uma campanha para arrecadar fundos para o tratamento de Leonardo, mas ele já se encontrava bastante debilitado.
Carreira
O artista deu início à carreira em 1972 e acumulou diversos trabalhos marcantes, dando voz a Claude Frollo na animação O Corcunda de Notre Dame‘ (1996), Shan-Yu em ‘Mulan‘ (1998), Kerchak em ‘Tarzan’ (1999) e Kron em ‘Dinossauro‘ (2000), entre outros trabalhos.
A equipe do A Era Nerd lamenta profundamente o falecimento de Leonardo José. Enviamos nossos sentimentos para amigos, familiares e fãs de um dos maiores nomes da dublagem brasileira
Resultado de uma experiência alquímica que envolvia gibis, discos e um projetor de filmes valvulado. Jornalista do Norte que invadiu o Sudeste para fazer e escrever filmes.