A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood anunciou, na quarta-feira (30), que abriu um processo disciplinar contra o ator Will Smith, que deu um tapa em Chris Rock durante a cerimônia do Oscar, no último domingo. O ator poderá se defender por escrito e poderá ser expulso, suspenso ou sofrer outro tipo de punição.
No mesmo comunicado, A Academia, responsável pela organização do evento, informou que pediu para o ator se retirar da cerimônia após o tapa, mas ele se recusou. "O Conselho Diretor iniciou hoje um processo disciplinar contra o Sr. Smith por violações dos padrões de conduta da Academia, incluindo contato físico inadequado, comportamento abusivo ou ameaçador e comprometimento da integridade da Academia", diz trecho do comunicado.
O documento afirma ainda que Smith terá "a oportunidade de ser ouvido através de uma resposta por escrito. Na próxima reunião do conselho, agendada para 18 de abril, a Academia poderá tomar medidas que podem incluir suspensão, expulsão ou outras sanções permitidas pelos Estatutos e Padrões de Conduta".
"As coisas aconteceram de uma forma que nós não poderíamos ter previsto. Gostaríamos de esclarecer que o sr. Smith foi convidado a sair da cerimônia e se recusou, mas também reconhecemos que poderíamos ter lidado com a situação de forma diferente", continua o texto, que ainda afirma que Will Smith foi "profundamente chocante e traumático de se ver pessoalmente e na televisão".
O órgão ainda pede desculpas para o humorista Chris Rock. "Sr. Rock, pedimos desculpas pelo que você experimentou em nosso palco e agradecemos por sua resiliência naquele momento. Também pedimos desculpas aos nossos indicados, convidados e espectadores pelo que aconteceu durante o que deveria ter sido um evento comemorativo", finalizou.
Após protagonizar a cena mais marcante da cerimônia de entrega do Oscar, no último domingo, 27, o comediante Chris Rock falou pela primeira vez a respeito do ocorrido. Na ocasião, o artista se apresentava em um show de stand-up, em Boston, nos Estados Unidos, quando mencionou brevemente o tapa que recebeu do ator Will Smith.
Eu não tenho muito o que falar sobre o caso”, disse Rock. O artista continuou: “Escrevi uma apresentação inteira antes desse final de semana. Eu ainda estou processando o que aconteceu e, em algum momento, vou falar sobre essa m****. Vai ser sério. Vai ser engraçado. Mas agora, eu vou contar algumas piadas”.
Segundo revelado na publicação da Variety, após o episódio no Oscar, a apresentação de Rock, chamada "Ego Death Tour", dobrou de preço e teve uma busca maior por parte do público, com shows lotados.
Resultado de uma experiência alquímica que envolvia gibis, discos e um projetor de filmes valvulado. Jornalista do Norte que invadiu o Sudeste para fazer e escrever filmes.