Agora sabemos como serão os controles PS5 DualSense e Xbox Series X , além dos recursos que podemos esperar de cada um. Eles diferem bastante drasticamente, tanto em recursos quanto em seu design estético, com o controle PlayStation 5 da Sony recebendo uma revisão mais radical em comparação com o novo controle da Microsoft. Descrevemos suas diferenças - e semelhanças - em várias categorias diferentes abaixo.
Atualmente, o PS5 e o Xbox Series X estão programados para serem lançados no feriado de 2020. Embora ainda não saibamos como é o PS5, conhecemos a maioria das especificações internas dos dois consoles de última geração. Ainda não é possível encomendar nenhum console.
Os controles DualSense e Series X reiteram filosofias de design semelhantes de seus respectivos antecessores, o DualShock 4 e o Xbox One. Nenhum dos dois é exatamente igual ao que veio antes, é claro, mas se você está acostumado a segurar um controle DualShock 4 ou Xbox One, não precisará reaprender layouts de botões de dedo e de superficie
O controle do Xbox Series X foi projetado quase exatamente como seu antecessor.
Notícias do Xbox Series X e Xbox One
O DualSense utiliza a filosofia tradicional de design do PlayStation, onde os polegares não são deslocados, com o D-pad e os quatro botões de face colocados acima dos dois manípulos. Começando no topo e indo no sentido horário, os botões de face ainda são Triângulo, Círculo, Cruz, Quadrado. A barra de luzes e o touchpad também retornam, embora a barra de luzes agora fique nas bordas do touchpad, em vez de ficar na parte superior, como no DualShock 4.
Por outro lado, o controle da série X continua a tradição do Xbox de manípulos de deslocamento - o D-pad está abaixo do manípulo à esquerda, enquanto os quatro botões de face estão acima do manípulo à direita. Semelhante ao seu antecessor, os botões de superfície estão começando no topo e no sentido horário: Y, B, A, X. Diferente do DualSense, o controle da Série X possui um D-pad híbrido, facilitando a entrada diagonal. Além disso, sem touchpad, o botão home do Xbox da Série X fica na parte superior do controle, enquanto o botão home do DualSense PlayStation fica na parte inferior.
Em termos de forma geral, ambos os controles são bastante semelhantes - pelo menos, são muito mais parecidos do que os controles DualShock 4 e Xbox One. No entanto, o DualSense é um pouco mais estreito no meio e o controle da Série X possui pára-choques e gatilhos um pouco maiores.
O controle da série X continua o esquema de cores monocromático tradicional que os controles padrão do Xbox tiveram. Nesse caso, a cor padrão é preta. Como os controles Xbox anteriores, o botão Y é amarelo, o botão B é vermelho, o botão A é verde e o botão X é azul. O botão home do Xbox brilha em branco enquanto o controle está ligado.
A Sony, no entanto, mexe com o DualSense e adota um esquema de design de cores em dois tons. O controle padrão é branco e preto. Ao contrário dos controles PlayStation anteriores, os botões de superfície do DualSense são desprovidos de cor - também são brancos. A centelha de cor vem da barra de luzes, que por padrão brilha em azul quando o controle é ligado.
Entre os dois controle sde última geração, o DualSense é o mais transformador, adotando um esquema de cores e um design geral bastante diferentes do DualShock 4 do PS4.
Notícias e anúncios para PS5 e PS4
Sem os controles reais em nossas mãos, é difícil fazer uma comparação exata de seus tamanhos. No entanto, em termos de tamanho, ambos os controles parecem construídos para apelar melhor a mãos menores do que seus antecessores.
Em um post do PlayStation , o vice-presidente sênior de planejamento e gerenciamento da plataforma, Hideaki Nishino, escreve que o DualSense é feito para "parecer menor do que realmente parece". Da mesma forma, em um post do Xbox, o designer sênior do Xbox, Ryan Whitaker, disse que o controle da Série X foi feito para acomodar melhor "mãos semelhantes às de uma média de oito anos de idade" e, portanto, é um pouco menor que o controle do Xbox One.
O controle da série X inclui um botão Compartilhar que permite capturar e compartilhar mais facilmente capturas de tela e clipes de jogabilidade. Embora um botão dedicado a isso seja novo para o Xbox, ele já existe no controle DualShock 4 e Nintendo Switch Joy-Con / Pro.
O DualSense exclui o botão Compartilhar do DualShock para um botão Criar , que parece realizar praticamente a mesma tarefa com o benefício adicional de recursos adicionais, embora atualmente não anunciados. O DualSense também inclui um microfone embutido , permitindo que você converse rapidamente com seus amigos sem um microfone de fone de ouvido. Também possui gatilhos adaptáveis, o que permite que os desenvolvedores personalizem a resistência dos gatilhos.
Tanto o controle DualSense quanto o Series X têm feedback tátil , o que permite que os desenvolvedores personalizem o nível de vibração produzido por um controle - ajudando os desenvolvedores de jogos a transmitir melhor uma mensagem ao jogador através do seu senso de toque. Além disso, ambos os controles possuem um conector de fone de ouvido tradicional de 3,5 mm , permitindo que você mantenha o fone de ouvido que você usa atualmente. Nenhum dos controles inclui pás ou suporte aparente de primeira parte para o anexo.
Os controles DualSense e Series X usam o mesmo método de energia que seus respectivos predecessores. O DualSense possui uma bateria interna que você precisará manter carregada. Por outro lado, o controle Série X suporta baterias externas - o que significa que você pode usar pilhas AA ou recarregáveis. Em termos de recarga ou conexão de um controle a um console ou PC através de um cabo, o controle Série X e o DualSense utilizam uma porta USB-C.
A Sony não confirmou nem negou se o DualSense será capaz de se conectar a um PS4, mas a Microsoft já anunciou que o controle da Série X será compatível com o Xbox One . De fato, os controles do Xbox One também serão compatíveis com o encaminhamento - você poderá usar seus controle santigos no Xbox Series X, incluindo os controle sElite.
Nem a Sony nem a Microsoft anunciaram um preço para seus respectivos controles de nova geração.
Publicitário, Desenhista, Desenvolvedor de software e Nerd por vocação!
Criou A Era Nerd pra falar de nerdisse e dar vazão à suas pirações!