Nem DC, nem Marvel, a adaptação live-action mais aguardada de 2023 é Barbie. O filme inspirado na boneca mais famosa do mundo será protagonizado por Margot Robbie (“Aves de Rapina: Arlequina e sua Emancipação Fantabulosa”) e Ryan Gosling (“O Primeiro Homem”), interpretando Barbie e Ken, respectivamente. O longa será dirigido por Greta Gerwig (“Lady Bird: A Hora de Voar”), que também escreve o roteiro ao lado do marido, Noah Baumbach (“História de um Casamento”). Confira tudo que sabemos sobre o filme até agora.
O filme, que começou a ser produzido em 2014 pela Sony, mas acabou sendo produzido pela Warner, e, após diversos adiamentos, o longa-metragem ganha uma nova previsão de estreia: final de junho de 2023. As filmagens começaram mês passado, em Londres e tiveram continuidade em Venice, na Califórnia.
Anne Hathaway foi a primeira opção da Sony para viver a personagem que dá nome ao longa. Porém, com a migração do projeto para a Warner, Amy Schummer foi a escolhida, mas a atriz desistiu do papel, só então Margot Robbie entrou na jogada.
Mas os grandes nomes não param por aí, Ryan Gosling, Simu Liu ("Shang Chi e a Lenda dos 10 Anéis"), Will Ferrell ("O Âncora"), Kate McKinnon ("As Caça-Fantasmas") e Ncuti Gatwa ("Sex Education") completam o elenco estrelado.
Em 2021, Margot Robbie sugeriu em entrevista exclusiva à Vogue britânica que o filme deverá apresentar coisas inesperadas e cenas nostálgicas. Essa declaração, um tanto enigmática, chamou a atenção do público, que ganhou depois que fãs terem encontrado uma pista do que realmente pode rolar no filme através de uma suposta conta secreta - já deletada - de Margot Robbie no Letterboxd - uma rede social dedicada a catalogação de filmes. O perfil tinha uma lista chamada Watch for Barbie (Assistir para Barbie, em tradução livre) com filmes que estariam inspirando o longa-metragem, e entre eles estariam os clássicos O Show De Truman e Splash - Uma Sereia em Minha Vida.
O New York Times também trouxe revelações. Segundo o site, o casal protagonista não será representado apenas por Robbie e Gosling, mas outras versões de Barbie e Ken devem estar presentes no filme. Segundo o jornalista Kyle Buchanan, os atores Simu Liu e Ncuti Gatwa, serão diferentes versões do Ken. Outro rumor é que a atriz Emma Mackey, conhecida por sua semelhança com Robbie, também ser outra versão da boneca.
Vale lembrar que nada foi apontado até aqui é oficial, mas as fontes parecem ser confiáveis e coerentes entre si.
Dois dos motivos que chamam a atenção do longa-metragem, claro, são os astros Margot Robbie e Ryan Gosling, porém, quem pode fazer o longa ganhar prêmios, é outro casal: Greta Gerwig e Noah Baumbach. A diretora de Adoráveis Mulheres e Lady Bird: A Hora de Voar, ambos indicados ao Oscar, sabe o caminho para as grandes premiações. Seu marido, Noah Baumbach, é outro grande cineasta, que trabalhou junto com Greta no aclamado indie Frances Ha e foi recentemente indicado ao Oscar por História de um Casamento. A combinação de ótimos cineastas, grande elenco, uma personagem já popular e a liberdade criativa do projeto - já ressaltado pelo casal em entrevistas - podem render um filme memorável/.
Com o início das gravações, o longa ganhou mais atenção nas redes sociais devido aos vazamentos, revelando os looks dos personagens de caracterização dos mesmos. Alguns vibram com cenas como a do personagem de Will Ferrell de patins perseguindo os protagonistas ou a que mostra a bandeira brasileira em um detalhe da imagem, mas outros garantem que o excesso de exposição quebra o encanto do longa-metragem.
Barbie ainda não tem sinopse oficial, mas pelo que se sabe, na história, Barbie não consegue se encaixar em seu mundo e acaba indo para o mundo real. O enredo traz uma lição, pois a boneca acaba percebendo que a verdadeira beleza é a interior.
Barbie deve chegar aos cinemas em junho de 2023.
*Reportagem supervisionada por Carlos Alberto Jr.
Para você ficar por dentro sobre tudo do mundo nerd e geek, sigo o A Era Nerd no Twitter e Instagram!
Professor de Literatura, redator, locutor e estudante de Jornalismo. Gosta de história, lê HQs desde sempre e nunca deixa os livros de lado.